Qual a diferença entre cacau, chocolate em pó e achocolatado?

qual a diferença entre cacau, chocolate em pó e achocolatado

Quer saber qual a diferença entre cacau, chocolate em pó e achocolatado?

Aqui eu vou esclarecer as principais diferenças entre esses três ingredientes, e quando utilizar cada um deles.

Afinal, certamente um desses três ingredientes está bem presente na sua cozinha, saborizando os bolos, doces, caldas e tortas.

Qual deles você costuma usar?

Esses ingredientes maravilhosos são os responsáveis por dar sabor às muitas gostosuras que produzo na minha cozinha, e aqui não pode faltar pelo menos um deles no armário.

Cada um deles tem suas características: com mais sabor de chocolate, mais amargo, com mais açúcar.

Tem receita que funciona bem a substituição de um pelo outro, outras nem tanto.

Nós seguimos fazendo os testes em cada receita, só assim, com testes, é que saberemos qual combina mais com determinada receitinha.

Aqui no blog mesmo, tem muitas receitas que ficam melhores com o chocolate em pó ou cacau, outras também ficam deliciosas com o achocolatado.

O importante é saber as principais diferenças de cada um deles, assim será possível fazer as substituições com mais segurança e assertividade.

Mas afinal, qual a diferença entre cacau, chocolate em pó e achocolatado?

saiba qual a diferença entre cacau, chocolate em pó e achocolatado

Primeiramente, vamos falar do cacau em pó. Depois falaremos dos outros ingredientes.

Cacau em pó

Pois bem, o cacau em pó é o produto mais concentrado e natural dos três, sem aditivos, conservantes e saborizantes, e zero açúcar.

Ele é o resultado do processo de secagem e torra das amêndoas do fruto cacau, que é transformado em pó.

No mercado, nós encontramos dois tipos de cacau em pó: o cacau em pó natural e o cacau em pó alcalino.

O cacau em pó natural:  é mais amargo, tem uma cor mais clarinha, e como o próprio nome diz, é natural, o que indica que não teve os ácidos retirados da sua composição.

Como o cacau natural é ácido, ao usá-lo em uma massa que será assada, lembre-se que ele combina bem com as receitas que levam bicarbonato.

O bicarbonato vai diminuir a acidez do cacau e terá uma melhor reação nas massas de bolos e biscoitos, por exemplo, fazendo com que cresçam bem, ficando macios e fofinhos.

O cacau em pó alcalino: esse tipo de cacau passa por um processamento onde é neutralizado o ácido presente nele, portanto, tem um sabor mais suave e uma tonalidade mais escura.

Ao usá-lo em uma massa que será assada, o importante é observar que ele reage melhor com o fermento em químico (aquele que usamos para bolos).

O cacau alcalino é muito utilizado em receitas que têm como base o leite condensado, portanto, é ótimo para ser utilizado no preparo de brigadeiros, caldas e mousses.

Então, agora é só ficar atenta à descrição da embalagem no momento de comprar, e avaliar qual será o melhor para o preparo da sua receita.

Chocolate em pó

O chocolate em pó é a combinação do cacau em pó com o açúcar, sendo que os de melhor qualidade possuem entre 50 a 70% de cacau em sua composição — segundo a legislação brasileira, o chocolate em pó deve ter, no mínimo, 32% de cacau.

No entanto, o chocolate em pó, além do açúcar, pode possuir alguns outros aditivos em sua composição, como aromatizantes e solubilizantes.

O chocolate em pó pode ser usado em preparações como bolos, caldas, pudins, tortas, brigadeiros e os mais variados doces.

O seu sabor é mais adocicado e suave, mas mesmo assim, o sabor do chocolate se destaca bem no resultado final das receitas.

O achocolatado

O achocolatadotem um sabor bem menos acentuado de chocolate, isso porque a porcentagem de cacau que ele contém é bem pequena.

Os achocolatados de algumas marcas têm apenas 10% de cacau, basta conferir nas embalagens.

Desse modo, a alta porcentagem de açúcar presente no achocolatado faz com que aconteça um desequilíbrio de sabor nas receitas, podendo mudar também a textura das massas.

Apesar de ser um ingrediente bem acessível, fácil de encontrar nos mercados, e que pode ser usado em massas, brigadeiros e coberturas, não é muito recomendável seu uso em receitas pelo alto teor de açúcar que ele possui.

Claro que em muitos momentos ele nos salva quando bate aquela vontade de comer um docinho, não é mesmo?

Mas na confeitaria, é melhor dar preferência ao cacau ou ao chocolate em pó.

Mas afinal, será possível substituir esses ingredientes um pelo outro?

Claro que sim!

Principalmente o chocolate em pó pelo cacau, ou vice-versa

No entanto, o cacau é bem mais forte que o chocolate em pó, então, se numa receita de brigadeiro você usa 1 colher de cacau, pode usar 2 de chocolate em pó caso queira substituir o cacau pelo chocolate.

Agora, no caso do achocolatado, não é tão fácil fazer essa substituição em uma massa de brigadeiro, por exemplo.

Então, se você quiser substituir o cacau ou o chocolate em pó pelo achocolatado, deve-se acrescentar e experimentar até chegar ao sabor desejado.

Em uma massa de bolo, pode-se fazer a substituição do chocolate em pó ou cacau pelo achocolatado, mas, nesse caso, a substituição deve ser na mesma proporção/medida para não alterar a receita, só que provavelmente haverá uma alteração na massa, tanto no sabor quanto na textura.

Concluindo: se você puder escolher, opte pelo cacau ou chocolate em pó sempre que possível, pois assim suas receitas ficarão muito mais saborosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *